O que é tipografia?
A tipografia nada mais é do que a impressão de tipos, ou seja, de letras, de acordo com os seus formatos. A cada novo formato que um conjunto de letras ganha, cria-se uma nova família tipográfica. A tipografia, podemos então assim dizer, é a arte da letra e, atualmente, é a principal forma de comunicação visual do mundo contemporâneo, uma vez que as faces alternativas de tipos permitem que você dê expressão ao texto, transmitindo de forma imediata, e não verbal, a atmosfera e a imagem do conteúdo.
Para que serve?
Cada tipo de letra é utilizado de acordo com o conteúdo e a finalidade do texto. No caso de livros, por exemplo, o tipo mais adequado é o serifado. Na tipografia, as serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras. Por este motivo, tipicamente, os textos serifados são usados em blocos de texto (como os livros), pois as serifas tendem a guiar o olhar através do texto. Assim, o leitor lê palavras ao invés de letras individuais, uma vez que as letras serifadas parecem juntar-se devido aos seus prolongamentos, unindo as palavras e dando dinamismo à leitura.
O conhecimento adequado do uso da tipografia é essencial aos designers que trabalham com diagramação, ou seja, na relação de texto e imagem.
Logo, a tipografia é um dos pilares do design gráfico e ainda costuma se revelar como um dos aspectos mais complexos e sofisticados da área.
Adriana S.Machado
Nenhum comentário:
Postar um comentário